As primeiras habilitações sempre são propósito de alguentretanto aflições por parte das pessoas que vão efetuar o processo de tirar a carteira de habilitação. Entre essas aflições, pode-se mencionar alguns casos como sendo:
- MEDO: Esse medo seria ocasionado por não conhecer ainda esse processo. O medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação ou processo que possa gerar algum tipo de perigo. A ideia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de uma pessoa, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo;
- ANSIEDADE: A ansiedade estimula uma pessoa a entrar em ação, entretanto, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações. A pessoa pode se sentir ansiosa a maior parte do tempo sem possuir um motivo ou razão aparente ou pode ter ansiedade apenas às vezes, entretanto tão intensamente que se sentirá imobilizada. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples, como efetuar as primeiras habilitações.
Mas, ambos os casos podem ser resolvidos com um bom local para efetuar aulas e com o instrutores de direção certificados pelo Detran. Os instrutores de direção devem ser pessoas que possuam paciência, calma e acima de tudo, total conhecimento do que vai aplicar para seus futuros alunos. A começar de 2010 existe uma lei que regulamenta a profissão em todo o Brasil. Segundo a lei, o instrutor de trânsito deve possuir alguns requisitos:
- Ter no mínimo 21 anos de idade;
- Dois anos de habilitação e um ano na categoria D;
- Ter concluído o ensino médio;
- Não ter sofrido penalidade de cassação de CNH;
- Não ter cometido nenhuma infração gravíssima nos últimos 60 dias;
- Realizar curso de capacitação, de direção defensiva e primeiros socorros.
Conheça mais sobre:
Primeira Habilitação para Carro