Mudança de Categorias

O que é a mudança de categorias?

O serviço de mudança de categoria tem como destino permitir que o condutor de um determinado veículo, também experimente a oportunidade de guiar outros veículos de outras categorias. Para que isso ocorra é imprescindível seguir alguporém instruções específicas e também alguporém condições dependendo da categoria que o condutor deseja mudar.

Esse serviço pode ser encontrado em auto escolas que oferecem muitos serviços com o destino de servir e facilitar a vida do motorista. Esse recurso geralmente é requisitado por pessoas que precisam mudar para categorias específicas, como a C, D ou E. Caso ao contrário, o motorista poderia selecionar pelo serviço de adição de categoria, em que ele poderia simplesmente aderir à sua carteira, uma categoria a mais. Esse é o caso de pessoas que tem a carteira A e querem aderir a B e vice e versa.

O recurso de mudança de categorias pode ser requerido a qualquer momento, a começar de que o motorista experimente pelo 21 anos.

Por que selecionar por esse recurso?

Esse recurso tem como destino facilitar a vida do motorista que, por alguma razão, precisa mudar de categoria. Se o motorista está trabalhando em novo emprego que exija a mudança de categoria, o serviço está aí para tornar as coisas mais práticas e rápidas.

Como funciona a mudança de categoria?

Primeiramente é imprescindível que o motorista saiba que para solicitar esse serviço ele não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima na carteira, nos últimos doze meses.

De acordo com o site do DETRAN de São Paulo, o motorista precisa estar habilitado no mínimo há:

• 1 ano na categoria B (para a categoria C).
  • 2 anos na categoria B ou há 1 ano na categoria C (para a categoria D).
  • 1 ano na categoria C (para a categoria E).
  • 1 ano na categoria D, caso a experimente obtido a partir da B (para a categoria E).

O Código de Trânsito Brasileiro, dividiu o uso da carteira de habilitação em 5 tipos diferentes, cada uma destinada há um porte específico de veículo. Segue as definições:

• Categoria A: veículo motorizado de duas rodas;
  • Categoria B: veículo motorizado com o peso bruto inferior a 3.500 quilos e lotação máxima de oito lugares;
  • Categoria C: veículo motorizado de carga, com o peso superior há 3.500 quilos;
  • Categoria D: veículo motorizado usado no transporte de passageiros, lotação acima de oito lugares;
  • Categoria E: veículos motorizados que se enquadrem nas categorias B, C ou D.

A carteira de habilitação tem em torno de 5 anos de validade, porém isso pode diferir de acordo com o exame médico. Para pessoas com mais de 65 anos, a carteira tem a validade máxima de 3 anos.

Onde encontrar esse serviço?

É possível encontrar esse serviço na Auto Escola Amazônia, a organização está há 50 anos no mercado de formação de condutores. A organização possui profissionais especializados no processo de ensino e são habilitados para conduzir os alunos de uma forma simples e eficiente, fazendo com que as dificuldades dos alunos sejam reduzidas.

Serviços oferecidos pela organização:

• 1ª Habilitação (carro ou moto);
  • Adição categoria;
  • Mudança de categoria;
  • Renovação CNH;
  • Reabilitação de CNH;
  • Aulas para habilitados;
  • 2° do CNH;
  • Alteração de dados.

Conheça mais sobre:

Valor de Mudança de Categoria de Cnh

© 2018 CotaNet, Todos os direitos reservados.